O Eixo de Avaliação Externa

EIXO DE AVALIAÇÃO EXTERNA DO MAISPAIC

Idealizado em 2007, o Eixo de Avaliação Externa do MAIS PAIC, surge para apoiar os 184 municípios na gerência de seu próprio sistema de avaliação, realizando, para isso, avaliações diagnósticas, de forma censitária, no intuito de verificar a situação de aprendizagem da leitura, da escrita, da compreensão textual e das habilidades relativas ao conhecimento matemático, que envolvem o sistema de numeração decimal, grandezas e medidas, relações entre espaço e forma e tratamento da informação, desde a alfabetização até os anos finais do Ensino Fundamental, nas Escolas Públicas do Estado do Ceará. Além de consolidar os resultados de cada município, o Eixo ainda analisa esses resultados para, posteriormente, socializá-los por meio da realização de Seminários e Encontros. Os resultados são discutidos com os professores e gestores municipais, possibilitando o planejamento de intervenções pedagógicas para cada estudante.

OBJETIVOS DO EIXO DE AVALIAÇÃO:

• Difundir uma cultura de avaliação educacional nos municípios cearenses, de modo que estes tenham uma equipe nas SME conscientes dos seguintes fatores:
  • Importância de avaliar o processo de aprendizagem de seus alunos;
  • Responsabilidade de conduzir o processo de avaliação de forma apropriada e responsável;
  •
  • Necessidade de utilizar os resultados das avaliações de forma ética, visando a promover mudanças no processo de ensino e aprendizagem.
  • Diagnosticar a situação de aprendizagem da leitura, da escrita e compreensão textual dos alunos dos anos finais e, das redes municipais de ensino, comunicando os resultados da avaliação por município, por escola, por turma e por aluno.
  • Oferecer subsídios para que as Secretaria de Educação desenvolvam uma gestão focada na aprendizagem dos alunos, fornecendo elementos para que, ao conhecer esta realidade, implemente políticas para elevar a qualidade do ensino ministrado nas séries iniciais.

METAS:

• Realização de avaliações diagnósticas com as crianças matriculadas nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental (2º ao 5º e 6° ao 9° ano) por todos os municípios cearenses, pelo menos uma vez por ano.
  • Disponibilização do sistema informatizado – Sispaic – para digitação dos dados das avaliações externas realizadas pelos municípios.
  • Divulgação dos resultados da avaliação, de forma apropriada, junto a diretores, supervisores e professores, objetivando melhorar a qualidade da educação nas séries iniciais do ensino fundamental.
  • Devolutivas de análises pedagógicas acerca dos itens que compõem os Protocolos.
  • Apropriação dos resultados das avaliações pelas SME, através das equipes de gestão, avaliação, gestão pedagógica, educação infantil e literatura infantil, com o intuito de propor ações que visem a melhoria do processo de aprendizagem dos alunos.
  • Utilização dos resultados da avaliação externa pelos municípios na definição de políticas educacionais locais.
  • Estruturação de uma equipe de avaliação externa na Secretária de Educação do Município.