SIGE MUNICÍPIO

Com a finalidade de fortalecer o regime de colaboração entre o Estado e os Municípios, a Secretaria da Educação do Estado – SEDUC adaptou e disponibilizou o O Sistema Integrado de Gestão Escolar – SIGE para que as Secretarias Municipais de Educação – SME pudessem utilizá-lo e aperfeiçoarem sua capacidade de gerenciamento de suas redes de escolas.

É um sistema informatizado que tem como objetivo principal armazenar dados relacionado à rede de escolas para serem monitorados e acompanhados pela Secretaria de Educação, em tempo hábil, com baixos custos. Visa privilegiar uma base de dados única, fiel, que reflitam de fato a realidade das escolas.

O Sige Representa uma grande ferramenta de integração on line entre as escolas, as SME e o Centro Regional de Desenvolvimento da Educação-CREDE/SEDUC. viabilizando o acompanhamento, da matrícula, do desempenho acadêmico e da frequência dos alunos por parte de gestores educacionais e escolares.

Com base na análise dos dados contemplados nos relatórios emitidos através do SIGE, os gestores educacionais e escolares conseguem avaliar e planejar as políticas de educação.

Os municípios cearenses, por adesão estão utilizando o SIGE, inicialmente, no processo de matrícula dos alunos , contando assim com a formação e o apoio de técnicos qualificados das CREDE.

Porém, é importante salientar que os dados sejam alimentados regularmente por profissionais capacitados, pois somente assim o sistema cumprirá com sua função de apoiar os gestores da educação na otimização das informações, tais como, agilidade, segurança, transparência, controle de informações entre outros. Consultar o sistema no site: http://sige.seduc.ce.gov.br