Eixo Literatura e Formação do Leitor

APRESENTAÇÃO

Toda criança tem o direito de aprender a ler e a viajar no universo das palavras que moram nos livros. Toda criança tem o direito de gastar os livros com suas impressões digitais e com as asas da imaginação. Toda criança tem o direito de brincar com as palavras, as histórias, as poesias, as fábulas, os contos. Toda criança tem o direito de crescer com os livros fazendo parte de sua vida e de sua história (Fabiano dos Santos, Seduc, 2007).

Isso porque o livro é um instrumento de cidadania e de formação. Através deles podemos compor leituras do mundo e ampliar nossos horizontes, conhecimentos e a nossa capacidade crítica e inventiva. Daí a importância da democratização do acesso ao livro e à leitura como uma ação educativa fundamental na formação e no desenvolvimento das crianças. Quanto mais cedo o livro entrar na casa, no coração, na cabeça e na educação da criança, mais fácil será para ela, desenvolver as habilidades e as competências da leitura e da escrita (Idem).

Partindo dessa premissa, a Secretaria da Educação do Estado do Ceará vem desenvolvendo o Programa Alfabetização na Idade Certa que tem como objetivo, garantir o sucesso da alfabetização de todas as crianças de 6 a 7 anos da rede pública de ensino. Para tanto a Seduc vem contribuindo para a estruturação da gestão municipal voltada, prioritariamente, para a construção e definição das metas de aprendizagem, subsidiando ações de qualificação do processo de alfabetização e da formação e valorização dos professores. Também está contribuindo para a constituição dos sistemas municipais de avaliação de aprendizagem, bem como, desenvolvendo ações de formação de professores e através da dinamização dos acervos de literatura infantil, implantando ações para a formação de leitores.

A partir do ano de 2011, o Paic é ainda mais fortalecido e nasce, pela própria demanda da rede municipal de educação, o Paic+5 (Programa de Aprendizagem na Idade Certa), com ações, desta vez, implantadas até o 5º ano do ensino fundamental, onde o foco é o desenvolvimento de novas propostas curriculares para o ensino do Português e da Matemática, através das ações em gestão, avaliação e formação de leitores, como descritas acima.

Considerando o Eixo de Literatura Infantil e Formação do leitor o Programa Alfabetização na Idade Certa tem como meta, desenvolver uma política de formação de leitores (alunos e professores) e democratizar o acesso ao livro e à leitura por meio da aquisição e dinamização de acervos literários nas escolas, no sentido de despertar o interesse e o gosto pela leitura e pela escrita entre nossas crianças, como um prazer infinito, um instrumento de aprendizagem e como um alimento para o crescimento humano.

OBJETIVO GERAL

Assegurar o direito da criança ao desenvolvimento humano, à formação cultural e à inclusão social, com o acesso à literatura infantil, promovendo a aquisição, a distribuição e a dinamização de acervos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Crianças

  • Socializar acervos literários com a finalidade de despertar o interesse e o gosto pela leitura e escrita.

  • Estimular a criação de ambientes favoráveis de leituras compartilhadas entre professores e alunos no ambiente escolar.

b) Educadores (Professor, Diretor, Coordenador, Técnicos)

  • Realizar a dinamização do acervo de literatura infantil para formadores, gestores e professores.

  • Editar uma Revista contendo resenhas literárias, relatos de experiências, artigos e ensaios voltados para formação de leitores.

  • Elaborar uma Agenda de uso diário, para distribuição entre educadores que tenha como foco a vida e obra de um(a) escritor(a) da Literatura Brasileira, como meio de promoção da cultura, do conhecimento e incentivo à leitura.

c) Acervo

  • Incentivar a criação de acervos de literatura infantil nas salas de aula, observando a diversidade de gêneros, a produção de autores cearenses e a qualidade literária e gráfica.

METAS

  • 100% das crianças dos municípios cearenses com acesso a acervo literário e lido um mínimo de 5 (cinco) títulos de literatura infantil, por ano, a partir do ano letivo de 2008.

  • Todos os educadores atuando na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental tenham sido beneficiados com oficinas de dinamização da leitura, com pelo menos 40 horas por ano, a partir do ano letivo de 2008.

  • Formação de acervo literário nas salas de aula com no mínimo 05 livros por aluno, a partir do ano letivo de 2008.

  • Todos os alunos lendo com fluência e compreensão, verificado por meios de avaliações periódicas.

PRODUTOS (2008 a 2014)

Acervo Literário

Coleção Paic, Prosa e Poesia, escrita e ilustrada por autores cearenses selecionados através de concurso literário realizado pela Seduc, atualmente, foram publicadas doze coleções composta cada uma por 12 exemplares que são distribuídos a todas as turmas da educação infantil (04 e 05 anos) ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública, compondo, assim, os Cantinhos de Leitura das salas de aula que são dinamizados pelos professores, por meio das várias linguagens artísticas, assim como, são de fácil acesso para a criança ler quando quiser, sem o direcionamento obrigatório.

Dinamização de acervos

Realização das oficinas de dinamização dos acervos de literatura implantados nas salas de aula, como meio de discutir estratégias motivadoras da leitura prazerosa, assim como dar sugestões de atividades artísticas para o incentivo à leitura na escola. Desde o ano de 2009 são realizadas duas etapas, por ano, destas oficinas, totalizando em 64 horas/ano. Já foram desenvolvidas 12 oficinas com as seguintes temáticas: A Contação de Histórias, A Musicalidade nas histórias infantis, A Imagem como texto, Os Gêneros textuais, A Literatura de Cordel, A Contação de Histórias nas rádios comunitárias, o Teatro Infantil como estratégia para o incentivo à leitura, A Leitura e a Produção Textual.

Agenda Literária Paic

Agenda anual para uso diário contendo textos acerca da vida e obra de um(a) escritor(a) da Literatura Brasileira, assim como, fragmentos retirados das obras do(a) escritor(a), distribuídas anualmente para os professores e gestores da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, objetivando dar subsídios para o conhecimento acerca dos escritores brasileiros, dos marcos históricos destes para o Brasil, assim como, instigar para a leitura de obras consagradas da Literatura Brasileira.

Revista

Revista Pense, contendo resenhas literárias, relatos de experiências, artigos e ensaios como meio de atualizar os professores e gestores da educação, acerca das ações voltadas para a alfabetização de crianças e projetos de literatura desenvolvidos pelos municípios do Estado do Ceará.

Conheça a equipe do Eixo de Literatura Infantil e Formação do Leitor

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