O Eixo

EIXO DE LITERATURA E FORMAÇÃO DO LEITOR

APRESENTAÇÃO

O livro é um instrumento de cidadania e de formação. Por meio dele podemos compor leituras do mundo, da vida, das relações e ampliar nossos horizontes, conhecimentos e a nossa capacidade crítica e inventiva. Daí a importância da democratização do acesso ao livro e à leitura como uma ação educativa fundamental na formação e no desenvolvimento das crianças e dos jovens. Quanto mais cedo o livro entrar na casa, no coração, na cabeça e na educação da criança, mais fácil será para ela, desenvolver as habilidades e as competências da leitura e da escrita, desenvolvendo, assim, seu letramento.

Partindo dessa premissa, a Secretaria da Educação do Estado do Ceará passa a implantar a partir de 2007, numa ação conjunta com os 184 municípios do Estado, Programas comprometido com a Política da Educação Literária para o Ensino Fundamental.

Programa de Alfabetização na Idade Certa – PAIC foi implantado em 2007, tendo como objetivo, garantir o sucesso da alfabetização de todas as crianças de 6 a 7 anos da rede pública de ensino. Para tanto a Seduc em cooperação com os municípios passa a contribuir para a estruturação da gestão municipal voltada, prioritariamente, para a construção e definição das metas de aprendizagem, subsidiando ações de qualificação do processo de alfabetização e da formação e valorização dos professores. Também passou a assumir a constituição dos sistemas municipais de avaliação de aprendizagem. No âmbito da formação de leitores literários, por meio do Eixo de Literatura e Formação do Leitor, componente da estrutura organizacional do PAIC, passa a implantar acervos de Literatura Infantil e a desenvolver a dinamização desses acervos, como uma ação permanente na rotina das salas de aula.

A partir de 2011, o PAIC é fortalecido e nasce, pela própria demanda da rede municipal de educação, o Paic+5 (Programa de Aprendizagem na Idade Certa), com ações, desta vez, até o 5º ano do ensino fundamental, com foco no desenvolvimento de novas propostas curriculares para o ensino do Português e da Matemática, através das ações em gestão, ensino e avaliação. O Eixo de Literatura e Formação do Leitor, amplia suas ações também até o 5º ano do Ensino Fundamental, tanto na implantação dos acervos, por meio da publicação de coleções de literatura, como na formação docente, tendo com foco, o estudo das concepções acerca do Letramento Literário. As dinamizações dos acervos, permanecem e são ampliadas, por meio da integração com as outras linguagens artísticas, desenvolvendo, assim, uma educação para a estética da sensibilidade com foco no eu-vida-mundo.

No ano de 2016, o Programa, dessa vez denominado MAIS PAIC (Programa de Aprendizagem na Idade Certa) é novamente ampliado, tendo suas ações para os Anos Finais do Ensino Fundamental. O Eixo de Literatura e Formação do Leitor, é redimensionado, acolhendo em suas ações a formação do jovem leitor, com o compromisso por uma Educação Literária comprometida em formar o professor-mediador da leitura e o aluno- leitor e mediador numa compreensão dialética acerca das relações sujeito e mundo. Nesse contexto implanta os Ciclos de Leitura, onde leitor e livro são protagonistas dos momentos das leituras compartilhadas. As formações docentes são igualmente ampliadas e os estudos e práticas se desenvolvem, tendo como concepção a metodologia e os escritos de Rildo Cosson, Antônio Cândido, Tereza Colomer, Izabel Solé, Ângela Kleiman e Regina Zilberman. Baseado em Paulo Freire, adota a metodologia do Círculo de Cultura para fundamentar as ações do Ciclo de Leitura Mais Paic.

A filosofia que envolve o trabalho do Eixo está pautada na visão de McLuhan de “aldeia global”. Esse termo significa, basicamente, que os meios de comunicação fariam com que o mundo se tornasse uma grande aldeia, quebrando fronteiras geográficas, culturais, sociais e de outros tipos. Apesar de a internet ainda não ser viável comercialmente quando McLuhan desenvolveu essa teoria, ele já previa o que aconteceria nos anos futuros. Hoje em dia, se pararmos para pensar, o mundo realmente se tornou uma aldeia, com a comunicação podendo ser feita não apenas de forma massiva, mas também individual, independentemente do local onde as pessoas estiverem. No mundo em que se veicula quaisquer ideias a qualquer momento, acredita-se numa educação onde aprender a desvencilhar o que está subjacente a uma ideia é um ato de amadurecimento da capacidade de leitura, ou seja, das leituras, sejam elas, textuais ou imagéticas. Com isso o trabalho do Eixo defende a leitura literária como uma condição humana.

OBJETIVO GERAL

Assegurar o direito da criança e do jovem, ao desenvolvimento humano, à formação cultural e à inclusão social, com o acesso à literatura, promovendo a aquisição, a distribuição e a dinamização de acervos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Crianças e Jovens

    •  Democratizar o acesso ao livro de literatura para desenvolver a capacidade de ler, a si e ao mundo;
    •  Estimular a criação de ambientes favoráveis de leituras compartilhadas entre professores e alunos no ambiente escolar, para o amadurecimento acerca da reflexão, interpretação e produção de ideias.

b) Educadores (Professora(or), Diretora(or), Coordenadora(or), Técnicas(os) de Ensino)

    •  Realizar uma formação docente que valoriza a reflexão da ação e na ação, onde teoria e prática dialoguem concebendo a Educação Literária como um ato docente e discente em constante movimento de transformação.
    •  Dinamizar os acervos literários por meio da interação com as outras linguagens artísticas, como meio de incentivo à arte, cultura e leitura, com foco na formação humana.
    •  Implantar acervos literários de qualidade, nas turmas de Ensino Fundamental das escolas públicas cearenses, valorizando a leitura de diversos tipos e gêneros de textos, como meio de desenvolver o letramento literário.

METAS

    •  Distribuição de acervos literários de qualidade em 100% das turmas do Ensino Fundamental, como o mínimo de 12 títulos para os Anos Iniciais e 15 títulos para os Anos Finais.
    •  100% das crianças e dos jovens dos municípios cearenses com acesso a acervo literário de qualidade e lido um mínimo de 12 (doze) títulos de literatura infantil e/ou infantojuvenil, por ano.
    •  Todos os educadores que atuam no Ensino Fundamental tenham sido beneficiados com 120 horas anuais de formações docentes, voltadas para a Educação Literária, com foco em concepções teóricas e práticas coerentes com a política profissional do Eixo.
    •  Todos os alunos lendo com fluência e compreensão, verificado por meio de avaliações periódicas, internas e externas, realizadas através das ações executadas nas salas de aula e analisadas por meio de interpretações subjetivas.

Minutos poderiam ser o sopro do vento,

os anos, a viagem dos grãos de areia,

épocas, a chegada e saída dos pássaros

que por mim passaram e sempre passarão.

M.F.Skeff

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