Eixo da Gestão

O Eixo da Gestão

O Eixo de Formação de Gestão do Ensino Fundamental é responsável pelo planejamento, execução e acompanhamento do Ciclo de Formações Continuadas de Gestão do Ensino Fundamental, do Programa Mais Paic. Essas formações têm o objetivo de desenvolver as competências pessoais, relacionais e profissionais dos gestores escolares, advindos das redes municipais, para fortalecê-los na missão de liderar unidades escolares que ofereçam uma educação de qualidade para todas as suas crianças e jovens. Durante o ciclo formativo, proporcionamos momentos dialógicos, com troca de experiências e orientações acerca de temas que envolvem as diferentes dimensões da gestão escolar.

O ciclo formativo é composto por 4 Módulos, que se distribuem ao longo do ano, sendo dois módulos em cada semestre. Cada módulo realiza-se em dois dias de encontro, equivalentes a 16 h de formação. Os temas e assuntos abordados em cada módulo são selecionados pela equipe de formação, em convergência com o/a consultor/a e com o/a coordenador/a da COPEM, de acordo com as necessidades apresentadas no ano vigente, envolvendo assuntos relacionados à Gestão Escolar, tais como a gestão pedagógica, a gestão da aprendizagem, a gestão administrativa, a gestão de materiais e de recursos humanos, assim como orientações sobre documentos e legislação vigentes e planejamento estratégico.

O público-alvo desse ciclo formativo envolve Formadores Regionais e Técnicos da CREDE, Formadores Municipais e, na ponta do fluxo, Núcleos Gestores, que compartilham as discussões com seu Corpo Docente.

A seguir, ilustramos o fluxo das nossas Formações