Vídeos Descritores
2018
5º ano – Língua Portuguesa
- D15 – Inserir sentido de uma palavra ou expressão /D18 – Reconhecer o tema ou assunto de um texto lido
- D19 – Distinguir fato de opinião relativa a este fato.
- D26 – Reconhecer o sentido das relações lógico-discursivas marcadas por conjunções, advérbios etc.
- Revisão
5º ano – Matemática
- D6 – Resolver situação problema que envolva mais de uma operação com os números naturais.
- D13 – Reconhecer diferenças representações de um mesmo número racional em situação – problema.
- D60 – Resolver problemas que envolva o calculo do perímetro de polígonos, usando malha quadriculada ou não / D66 – Resolver problemas envolvendo o cálculo de área de superfície de figuras planas, desenhadas em malha quadriculada ou não
- Revisão
9º ano – Língua Portuguesa
- D2 – Inferir informações em texto verbal.
- D12 – Identificar semelhanças e/ou diferenças de ideias e opiniões na comparação entre textos.
- D17 – Reconhecer o sentido das relações lógico-discursivas marcadas por conjunções, advérbios etc
- Revisão
9º ano – Matemática
- D21 – Efetuar cálculos com números irracionais utilizando suas propriedades.
- D24 – Fatorar e simplificar expressões algébricas.
- D67 – Resolver problemas envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
- Revisão
2019
2º ano – Língua Portuguesa
- Leitura e compreensão leitora: uma forma de interpretar o mundo
- D2 – Reconhecer as letras do alfabeto
5º ano – Língua Portuguesa
- D21, D22, D23 e D28 (SPAECE) / D9, D7 e D13 (SAEB)
- D19 (SPAECE) / D11 (SAEB) – Distinguir fato de opinião relativa ao fato
5º ano – Matemática
- D13 e D15 (SPAECE) / D21 e D25 (SAEB)
- D46 – Identificar o número de faces, arestas e vértices de figuras tridimensionais representadas por desenhos.
9º ano – Língua Portuguesa
- D26 (SPAECE) – Resolver situação problema envolvendo equação do 2º grau / d31 (SAEB) – Resolver problema que envolva equação do 2º grau
- D2, D4, D5, D9 e D22 (SPAECE) / D4, D5, D6 e D16 (SAEB)
- D7 (SPAECE) / D9 (SAEB) Diferenciar a informação principal das secundárias em um texto.