Orientações Curriculares Prioritárias do Ceará – OCPC

ÂO Governo do estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC) e em diálogo com representantes das Secretarias Municipais de Educação (SMEs), apresenta este documento com o objetivo de auxiliar a reorganização das atividades pedagógicas nas redes de ensino considerando o impacto causado pelo novo coronavírus (Covid-19). O distanciamento social provocado pela pandemia trouxe a necessidade de repensar e replanejar o desenho curricular anteriormente definido, considerando que este não atende mais às necessidades das crianças e adolescentes.

Diante dessa nova realidade, a SEDUC, por meio da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios para Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa (COPEM), da Coordenadoria de Educação e Promoção Social (COEPS), da Célula de Apoio e Desenvolvimento da Educação Infantil (CADIN) e da Coordenadoria da Diversidade e Inclusão Educacional (CODIN), apresenta as Orientações Curriculares Prioritárias do Ceará (OCPC). O documento tem como objetivo auxiliar a organização das atividades pedagógicas nas redes de ensino e nos municípios do Estado, contemplando as escolas regulares e as escolas diferenciadas (indígenas e quilombolas), nas etapas da Educação Infantil (creche e pré-escola) e do Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais) da Educação Básica, considerando o ano de 2020 e 2021 (ou enquanto a rede municipal achar necessário).

É necessário, nesse processo de seleção, reorganização, utilização e aplicabilidade de objetos de aprendizagem considerados prioritários para o pleno desenvolvimento de competências e habilidades de aprendizagem nos diversos níveis e modalidades, não perder de vista questões fundamentais relacionadas àquilo que constitui o sujeito histórico-social, que é a nossa criança e o nosso estudante. Destacamos aqui o que constitui o processo de construção da identidade desse sujeito através de suas relações com sua história de vida, com sua comunidade, com seu território, sua cultura e também sua relação com a escola onde ele vivencia e constrói afetos na convivência saudável e respeitosa com o diferente. Assim, a(o) educadora(or) sempre precisa ter em mente as seguintes questões: a relação entre os campos de experiências e os objetos de aprendizagem selecionados, bem como entre as habilidades escolhidas, promove avanços na vida da criança e do estudante respeitando sua cultura local, suas vivências, possibilitando seu desenvolvimento integral? As abordagens de ensino vão para além dos objetos de aprendizagens e consideram o homem como agente transformador do mundo e da sociedade, favorecendo as aprendizagens holísticas?

A SEDUC espera, com essa ação, oferecer às escolas das redes municipais e às escolas de educação escolar indígena e quilombola da rede estadual um instrumento orientador que possibilite contribuir para a redução da defasagem do ensino, considerando o impacto causado pela pandemia do novo coronavírus, e que assegure o direito de aprender a todos os estudantes da Educação Básica das redes de ensino cearense.

Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes”
Paulo Freire

SUMÁRIO

DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

Orientações Curriculares Prioritárias do Ceará – OCPC (Documento Completo)

Apresentação das Orientações Curriculares Prioritárias do Ceará – OCPC

Apresentação Importância da Reorganização Curricular (Profº. Raph Gomes)

Documento Curricular Referencial do Ceará -DCRC (Documento Completo)

Orientações Pedagógicas para 2020 -Documento Curricular Referencial do Ceará – DCRC

Resolução nº 474/2018 – Fixa normas complementares para instituir o DCRC

Parecer nº 0906/2018 – Aprova normas complementares para instituir e orientar o DCRC

Tenha acesso a outras publicações do Programa MAISPAIC acessando AQUI.

Tenha acesso a legislação do Programa MAISPAIC, acessando AQUI.