CREDE 3 sedia a II formação de Linguagem e Matemática do 1º ano

A II formação de Linguagem e Matemática do 1º ano, aconteceu nos dias 13 e 14 de agosto no auditório da sede da CREDE 3 em Acaraú. O Encontro reuniu formadores das CREDEs 3 e 4 (Acaraú e Camocim), contando, também, com a participação maciça dos municípios pertencentes às referidas regionais de educação. A acolhida foi realizada pela Coordenadora Elvira Veras, que ressaltou a seriedade no trabalho com alfabetizadores, mostrando que se existir união e comprometimento, a grande meta de alfabetizar as crianças cearenses, driblando as dificuldades e melhorando os resultados, será alcançada.

Durante a formação ocorreu a contação da história “O casamento de Dona Baratinha” feita pela aluna Sofia, da EEF. Constância de Souza Muniz, do município de Cruz. No primeiro dia a formadora Patrícia Regadas, responsável pelo estudo da Linguagem, trabalhou a 3ª etapa, 1º e 2º mês e os processos de produção escrita na alfabetização, alinhando a PDAL e a Proposta Curricular de Língua Portuguesa do Ceará, por meio de roda de conversa, slides, músicas e jogos de linguagem.

Para encerrar o encontro, no segundo dia, a discussão foi sobre Matemática, através de reflexões sobre as atividades do livro “Alfabetização Matemática,” produzido por professores do Estado da Bahia, relacionando também a “Proposta Curricular de Matemática” do Ensino Fundamental do Ceará. Foram produzidos jogos e desafios matemáticos e ao final de cada dia do Encontro foi realizado o planejamento da formação.