O Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, foi escolhido no ano de 2002, pelo presidente na época, Fernando Henrique Cardoso, uma homenagem feita ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato.
Monteiro Lobato nasceu dia 18 de abril na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Foi contista, ensaísta, tradutor, escritor. Formou-se em direito, atuando como promotor público, mas enquanto cursava a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, Lobato já se interessava por literatura, e nesse período já começou a se envolver com algumas atividades literárias.
Após receber uma herança de seu avô tornou-se fazendeiro, e nesse período onde teve uma vida mais tranquila, passou a desenvolver seu amor pela literatura, dedicando-se a criação de suas obras.
Lobato encantou as crianças com suas obras cheias de fantasia e magia, e mesmo depois de sua morte, as escritas continuam vivas na memória das gerações que viveram a descoberta da literatura através de suas histórias, que transportava quem as lia para um mundo onde era possível sonhar sem limites.
Algumas de suas obras infantis mais conhecidas:
- Reinações de Narizinho;
- Viagem ao céu e O Saci;
- Caçadas de Pedrinho e Hans Staden;
- História do mundo para as crianças;
- Memórias da Emília e Peter Pan;
- Emília no país da gramática e Aritmética da Emília;
- D. Quixote das crianças;
- O poço do Visconde;
- Histórias de tia Nastácia;
- O Pica-pau Amarelo e A reforma da natureza;
- O Minotauro;
- Os doze trabalhos de Hércules