Conto de Fadas na sala de aula

 

“Na escola, a prática da contação de histórias pode ajudar no desenvolvimento da imaginação e na criatividade dos alunos”

 

 

Quem nunca ouviu a célebre frase “Era uma vez”? Crianças, jovens e adultos durante muito tempo ouvem histórias contadas por pais e amigos, e repassam de geração em geração as aventuras e os encantamentos das personagens dos contos de fadas. Na escola, a prática da contação de histórias pode ajudar no desenvolvimento da imaginação e na criatividade dos alunos. Através dessa prática, alguns fatores negativos podem ser evitados através do encantamento encontrado nos contos. O POVO na Educação ministrou uma oficina pedagógica junto aos professores do município de Horizonte/CE, cujo tema foi: Como os Contos de Fadas contribuem para a formação da criança e do cidadão. Acompanhe, no passo a passo, como você professor pode realizar a mesma oficina em sua sala de aula, ou em algum momento de estudo com outros colegas professores.

 

DESENVOLVIMENTO


1º PASSO

Explique que os contos de fadas são narrativas curtas e suas histórias se reproduzem a partir de um motivo principal. Transmitem conhecimentos e valores comportamentais ao longo de muitas gerações, é transmitido oralmente e apresentam um herói ou uma heroína enfrentando grandes obstáculos triunfando sobre o mal.

2º PASSO

Comente sobre as principais personalidades que, ao longo dos anos, contribuíram para a difusão dos contos de fadas, assim como outras histórias infantis. Como sugestão, apresentamos os irmãos Grimm, Charles Perrault e Monteiro Lobato. Este último, muito conhecido pelas crianças brasileiras.

3° PASSO

O conto de fadas possui um grande poder de entretenimento, mas pode ser um bom aliado na hora de solucionar pequenos conflitos internos que podem existir nas crianças. Observe o comportamento dos alunos e o que eles comentam no decorrer ou na conclusão da historinha, você poderá identificar algum aspecto que poderá ser resolvido nesse tipo de atividade.

4° PASSO

Através da Leitura dos Contos, as crianças aprendem que é possível vencer barreiras e superar problemas. Elas aprendem que o herói vence no final e possui várias qualidades que poderá ser copiado pela própria criança.

5º PASSO

Aproveite para trabalhar com os alunos temas como inveja, bem e mal, envelhecimento, entre outros elementos que fazem parte do cotidiano das pessoas. Esse tipo de assunto precisa ser comentado após a leitura dos contos, para que os alunos percebam que o desfecho é sempre otimista. Não deixe de contribuir para um bom desenvolvimento dos seus alunos. Um ambiente decorado, colorido e cheio de livros contribui para o aprendizado.

Fonte: O Povo na Educação (28/08/2012)

 


This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sede da Seduc

Av. General Afonso Albuquerque Lima, s/n - Cambeba
Fortaleza, CE
CEP: 60.822-325

Horário de Atendimento

08 às 17 horas

Nossos canais