Cadernos de Práticas Pedagógicas do Programa MAISPAIC – 2019

Iniciamos um novo ano letivo e a expectativa é que possamos, mais uma vez, contribuir com a consolidação da aprendizagem no ensino fundamental. Para tanto, elaboramos um conjunto de orientações pedagógicas, a fim de apoiar gestores e professores na preparação das atividades pedagógicas do ano 2019. Essas orientações têm como objetivo ampliar as possibilidades de ações dos professores do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, através dos Cadernos de Práticas Pedagógicas, uma ferramenta que auxiliará o professor nas suas atividades diárias com os alunos, facilitando o processo de ensino-aprendizagem, ao propor tarefas lúdicas e dinâmicas, por meio de jogos e exercícios de consolidação.

Os Cadernos de Práticas Pedagógicas estão divididos da seguinte forma: rotinas pedagógicas, que propõem uma sequência de atividades didáticas a serem realizadas em sala de aula; as atividades pedagógicas, que contemplam os conteúdos e exercícios a serem trabalhados nas áreas de língua portuguesa, matemática e ciências; as orientações metodológicas, as quais norteiam o trabalho do professor no momento de execução dos exercícios sugeridos; as abordagens teóricas, que trazem uma reflexão teórica acerca do conteúdo trabalhado na primeira etapa do ensino fundamental; e, por fim, as referências utilizadas na construção do material e o suporte teórico.

Através de jogos e exercícios de consolidação, este material convida o professor a realizar atividades lúdicas e dinâmicas, adequadas aos níveis de desenvolvimento cognitivo do aluno em cada etapa escolar. Salientamos que é de suma importância levar em consideração o contexto de aprendizagem no qual os alunos estão inseridos, bem como as experiências já vivenciadas pelos mesmos. Sendo assim, o professor está livre para adequar as orientações sugeridas às circunstâncias vivenciadas em sala de aula.

A Coordenadoria de Cooperação com os Municípios para Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa, desde 2017, através da disponibilização do Caderno de Práticas Pedagógicas, reforça o compromisso de auxiliar a consolidação da aprendizagem ao final de cada série do ensino fundamental. Esperamos que o seu uso seja proveitoso e que ele possa contribuir com o aperfeiçoamento das práticas didáticas dos professores do ensino fundamental.

CADERNOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – VOLUME I

CADERNO PARA O 1º ANO – LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA; VOL. I

CADERNO PARA O 2º ANO – LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA; VOL. I

CADERNO PARA O 3º ANO – LÍNGUA PORTUGUESA; VOL. I

CADERNO PARA O 3º ANO – MATEMÁTICA; VOL. I

CADERNO PARA O 4º ANO – LÍNGUA PORTUGUESA; VOL. I

CADERNO PARA O 4º ANO – MATEMÁTICA; VOL. I

CADERNO PARA O 5º ANO – LÍNGUA PORTUGUESA; VOL. I

CADERNO PARA O 5º ANO – MATEMÁTICA; VOL. I

CADERNO PARA OS ANOS FINAIS – LÍNGUA PORTUGUESA; VOL. I

CADERNO PARA OS ANOS FINAIS – MATEMÁTICA; VOL. I

CADERNO PARA OS ANOS FINAIS – CIÊNCIAS DA NATUREZA; VOL. I

CADERNOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – VOLUME II

CADERNO PARA O 1º ANO – LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA; VOL. II

CADERNO PARA O 2º ANO – LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA; VOL. II

CADERNO PARA O 3º ANO – LÍNGUA PORTUGUESA; VOL. II

CADERNO PARA O 3º ANO – MATEMÁTICA; VOL. II

CADERNO PARA O 4º ANO – LÍNGUA PORTUGUESA; VOL. II

CADERNO PARA O 4º ANO – MATEMÁTICA; VOL. II

CADERNO PARA O 5º ANO – LÍNGUA PORTUGUESA; VOL. II

CADERNO PARA O 5º ANO – MATEMÁTICA; VOL. II

CADERNO PARA OS ANOS FINAIS – LÍNGUA PORTUGUESA; VOL. II

CADERNO PARA OS ANOS FINAIS – MATEMÁTICA; VOL. II

CADERNO PARA OS ANOS FINAIS – CIÊNCIAS DA NATUREZA; VOL. II

CADERNOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – VOLUME III

CADERNO PARA O 1º ANO – LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA; VOL. III

CADERNO PARA O 2º ANO – LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA; VOL. III

CADERNO PARA O 3º ANO – LÍNGUA PORTUGUESA; VOL. III

CADERNO PARA O 3º ANO – MATEMÁTICA; VOL. III

CADERNO PARA O 4º ANO – LÍNGUA PORTUGUESA; VOL. III

CADERNO PARA O 4º ANO – MATEMÁTICA; VOL. III

CADERNO PARA O 5º ANO – LÍNGUA PORTUGUESA; VOL. III

CADERNO PARA O 5º ANO – MATEMÁTICA; VOL. III

CADERNO PARA OS ANOS FINAIS – LÍNGUA PORTUGUESA; VOL. III

CADERNO PARA OS ANOS FINAIS – MATEMÁTICA; VOL. III

CADERNO PARA OS ANOS FINAIS – CIÊNCIAS DA NATUREZA; VOL. III

CADERNOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – VOLUME IV

CADERNO PARA O 1º ANO – LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA; VOL. IV

CADERNO PARA O 2º ANO – LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA; VOL. IV

CADERNO PARA O 3º ANO – LÍNGUA PORTUGUESA; VOL. IV

CADERNO PARA O 3º ANO – MATEMÁTICA; VOL. IV

CADERNO PARA O 4º ANO – LÍNGUA PORTUGUESA; VOL. IV

CADERNO PARA O 4º ANO – MATEMÁTICA; VOL. IV

CADERNO PARA O 5º ANO – LÍNGUA PORTUGUESA; VOL. IV

CADERNO PARA O 5º ANO – MATEMÁTICA; VOL. IV

CADERNO PARA OS ANOS FINAIS – LÍNGUA PORTUGUESA; VOL. IV

CADERNO PARA OS ANOS FINAIS – MATEMÁTICA; VOL. IV

CADERNO PARA OS ANOS FINAIS – CIÊNCIAS DA NATUREZA; VOL. IV

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sede da Seduc

Av. General Afonso Albuquerque Lima, s/n - Cambeba
Fortaleza, CE
CEP: 60.822-325

Horário de Atendimento

08 às 17 horas

Nossos canais