GERENTES DO PAIC – ATRIBUIÇÕES E PERFIS

ATRIBUIÇÕES DO GERENTE REGIONAL DO PAIC

  • Articular/animar o PAIC na região.

  • Estabelecer interlocução com os gerentes municipais do PAIC e com a SEDUC.

  • Acompanhar e monitorar o processo de construção, execução e avaliação do Plano de Trabalho Anual – PTA pelas equipes municipais do PAIC.

  • Analisar e enviar para a COPEM os PTA dos municípios.

  • Orientar a elaboração dos Calendários Escolares dos municípios, acompanhando e monitorando o cumprimento dos 200 dias letivos junto aos municípios.

  • Analisar e enviar para a COPEM os Calendários Escolares dos municípios.

  • Acompanhar e monitorar a distribuição dos materiais do PAIC na região, bem como o processo de prestação de contas junto à SEDUC.

  • Realizar encontros formativos do Eixo da Gestão Municipal da Educação com as equipes municipais do PAIC.

  • Enviar sistematicamente para a SEDUC as informações acerca das ações realizadas na região;

  • Acompanhar as ações de formação na região.

  • Observar o cumprimento dos prazos estabelecidos para o desenvolvimento das ações do PAIC.

  • Monitorar a frequência dos municípios nos diferentes encontros do PAIC.

  • Viabilizar a infra-estrutura necessária para a realização das avaliações externas na região.

  • Refletir, analisar, promover discussões e propor soluções para as dificuldades identificadas na

  • Tratar de forma adequada as informações, atentando para a devida socialização das mesmas na região, em conjunto com seu grupo de trabalho. região.

PERFIL DO GERENTE MUNICIPAL DO PAIC

  • Capacidade de articulação, visão de conjunto e de sistema.

  • Legitimidade e liderança perante os diretores e professores da rede pública de ensino.

  • Capacidade de diálogo, de saber ouvir e de saber falar.

  • Disponibilidade para coordenar o Programa, inclusive para viajar, quando necessário.

  • Disponibilidade para realizar o acompanhamento do PAIC nas escolas.

  • Domínio básico na área de informática (Word, Excel e Internet) ou dispor de apoio técnico para realização das atividades que exigirem a utilização desse domínio.

  • Visão pedagógica e, se possível, ter experiência em Programas como o PROFA ou Pro-letramento.

  • Ter vínculo funcional, preferencialmente, com a rede municipal.

  • Ter senso de compromisso e responsabilidade.


ATRIBUIÇÕES DO GERENTE MUNICIPAL DO PAIC

  • Coordenar, conjuntamente com sua equipe de trabalho, as ações do PAIC no município.

  • Manter interlocução com o secretário municipal da educação e o prefeito municipal para viabilizar a implementação das ações do Programa no município.

  • Estabelecer interlocução com a Secretaria da Educação – SEDUC e a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE, diretores, coordenadores, professores, famílias e comunidade local.

  • Coordenar o processo de construção, execução e avaliação do Plano de Trabalho Anual – PTA do PAIC.

  • Coordenar a execução das metas acordadas no âmbito do PAIC e definidas no PTA do município, promovendo para isto, todos os encaminhamentos e articulações necessárias à sua realização.

  • Acompanhar e monitorar a distribuição dos materiais do PAIC no município, bem como, o processo de prestação de contas junto à SEDUC.

  • Coordenar os processos de formação pertinentes ao PAIC realizados no município.

  • Enviar sistematicamente para CREDE, as informações acerca das ações do PAIC realizadas no município.

  • Observar o cumprimento dos prazos estabelecidos para o desenvolvimento das ações do PAIC.

  • Viabilizar a infra-estrutura necessária para realização das avaliações externas junto à Secretaria Municipal da Educação – SME.

  • Coordenar o processo de disseminação e análise dos resultados das avaliações do PAIC.

  • Refletir, analisar, promover discussões e propor soluções para as dificuldades identificadas no município, em conjunto com seu grupo de trabalho.

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