Encontro Formação Escolha do Livro Didático Ensino Fundamental 6º ao 9º Ano – 2013

O evento ocorreu entre os dias 23 e 24 de maio, no hotel Oásis, em Fortaleza, das 8h ás 17hs.

No primeiro momento houve a  execução das ações dos programas dos livros, tendo na mesa de discussões do dia 23, os professores:  Rogern Vasconcelos (Coordenação do Aperfeiçoamento Pedagógico) e Socorro Leal (PAIC). Trazendo a temática : A importância do PNLD para o nosso Estado; e Experiências Exitosas – Concurso de vídeos de curta metragem “Meu livro eu cuido”. E os representantes do FNDE – Juliana Holt (Técnica da Coordenação de Cálculo e Qualidade) e Paulo Santana (Técnico da Coordenação de Contratos e Liquidação).

Pauta do evento:

DIA: 23/05/2013

-Abertura:

Prof. Rogern Vasconcelos – Coordenação do Aperfeiçoamento Pedagógico

Profª. Lucidalva Pereira Barcelar – Coordenadoria de Cooperação com os Municípios

Temática: A importância do PNLD para o nosso Estado;

-Representantes do FNDE –

Juliana Holt – Técnica da Coordenação de Cálculo e Qualidade

Paulo Santana – Técnico da Coordenação de Contratos e Liquidação

-Palestra sobre os Programas do Livro

-Adesão

-Sistemática de Distribuição dos Programas do Livro

-Francisco Ediberto do Nascimento – Subgerente de Logística Integrada da Diretoria Regional do Ceará – CORREIOS.

-Momento de perguntas e debates (FBDE/CORREIOS).

-Momento de reflexão

-Escolha do Livro Didático

-Normas de Conduta

-Desfazimento de Livros

-Momento de perguntas e debate

-Finalização das atividades

DIA: 24/05/2013

-Momento Pedagógico

1. TEMA: “As implicações didático-pedagógicas do Livro Didático no processo de aṕredizagem do aluno.”

Palestrante: Professor Dr. Rosendo Freitas de Amorim – Técnico do Aperfeiçoamento Pedagógico – CODEA.

2. TEMA: O livro didpatico e o acesso á tecnologia.

Palestrante: Professor George Gomes Ferreira – Articulador do Aperfeiçoamento Pedagógico – CODEA

3.TEMA:

Uma experiência pedagógica do 6º ao 9º ano de Língia Portuguesa do SME de Caucaia.

Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso.

-Apresentação das Concepções ‘didática/metodológica/avaliativa’ com base na Matriz Curricular do 6º ao 9º ano.

-Debate interativo: A relação das três comcepções no livro didático associado á Matriz Curricular do 6º ao 9º ano.

-Momento de reflexão – Dinâmica

-Estudo Dirigido de Grupos – relacionar ás concepções Didática/Metodológica/Avaliativa do Livro Didaático, associados á Matriz Curricular do 6º ao 9º ano

-Apresentação dos grupos sobre o Estudo Dirigido.

-Consolidação dos Princíṕios Didático – Pedagógicos.

-Avaliação do Encontro Pedagógico.

Fotos do Encontro: