Entre 2009 e 2011, Ceará foi estado que mais superou a própria meta, entre todo o Brasil, chegando ao maior Ideb da região Nordeste
Os estados do Ceará e Piauí foram os que obtiveram os maiores crescimentos no índice que mede a qualidade na educação no ensino fundamental (até o 5º ano) do Brasil. É o que diz o Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb), divulgado ontem pelo Ministério da Educação.
As duas unidades da Federação nordestinas conseguiram superar as próprias metas em quase 1 ponto. O Ceará precisava chegar a 4,0 pontos, e conseguiu 4,9. Já o Piauí, que tinha o objetivo de alcançar 3,6 pontos, chegou a 4,4.
O resultado considera escolas públicas e privadas. Extraindo-se as escolas particulares, a nota cearense cai, mas permanece, ainda, em 4,7, para uma meta de 3,6. Ou seja, mantém 0,9 de superação.
No geral, em todo o Brasil, o ensino fundamental em seus anos iniciais obteve em 2011 o desempenho esperado para essa etapa de ensino em 2013.
Em 2011, a nota dos anos iniciais do ensino fundamental foi 5, superando em 0,1 a nota prevista para 2013 (4,9). A meta deste ano era 4,6 – já alcançada em 2009.
O Ideb é um indicador que avalia a qualidade da educação básica no país com base em dois critérios: os percentuais de aprovação dos alunos e o aprendizado dos estudantes, medido por meio de testes em matemática e português.
Em entrevista coletiva, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou a redução das diferenças entre as regiões do país. “Nós estamos reduzindo um pouco as assimetrias.
Todos os Estados conseguiram atingir as metas definidas para cada uma das unidades da federação. Apesar do resultado positivo, as diferenças regionais permanecem. Nenhum Estado das regiões Norte e Nordeste, por exemplo, obteve uma nota igual ou superior à média nacional.
Médio estagnado
Já o ensino médio, ainda segundo o Ideb, ficou estagnado, entre 2009 a 2011. Significa dizer que faltou evolução significativa da qualidade do setor.
Em 2009, o Ideb das escolas de ensino médio da rede pública era de 3,4, o que correspondia à meta prevista para o setor dois anos depois, em 2011.
Nesse ano, o índice permaneceu inalterado. A média dos alunos do terceiro ano do ensino médio público em Português e Matemática, disciplinas consideradas na avaliação, de dois anos para cá ficou muito próxima.
Em Matemática, os estudantes obtiveram pontuação de 265,38, numa escala de zero a 500. Em Português, foi de 261,38. (das agências de notícias)
Fonte: Jornal O Povo (15/08/2012)