No dia 30 de janeiro, às 14h, na sala de reuniões da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios para Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa (COPEM), as equipes da Célula de Fortalecimento da Alfabetização e do Ensino Fundamental (CEFAE) e da Célula de Fortalecimento da Gestão Municipal e do Planejamento de Rede (CEMUP) reuniram-se para alinhar as ementas das formações do Programa PAIC Integral / MAISPAIC, que serão realizadas ao longo de 2025. O encontro teve como objetivo principal compartilhar e consolidar as diretrizes de cada módulo do curso formativo, que traz novidades para os formadores neste ano.
O tema central que norteará as formações será “As múltiplas vozes e o fortalecimento dos sujeitos atuantes na sociedade”, pois visa promover a valorização da diversidade de vozes presentes na sociedade brasileira, refletindo sobre o protagonismo estudantil, o desenvolvimento inclusivo, democrático e equitativo da comunidade escolar, bem como sobre o exercício da cidadania por todos os envolvidos. Além do tema central, teremos subtemas para cada módulo que nortearão todos os eixos do Programa.
Dessa forma, o primeiro módulo formativo, que ocorrerá de 17 a 21 de fevereiro, abordará a subtemática “Corresponsabilidade educativa – quem são os atores da escola para a aprendizagem”. Para essa discussão, as formações partirão de reflexões sobre a Teoria da Complexidade e de abordagens transdisciplinares aplicadas à educação, visando fortalecer a atuação cooperativa e solidária de todos os envolvidos no processo educativo.
Com a mediação do Professor Cristiano Rabelo, Orientador da CEFAE, as equipes responsáveis pelos eixos de Literatura e Formação do Leitor, Ciclo de Alfabetização, Anos Iniciais – 3º ao 5º ano e Anos Finais do Ensino Fundamental apresentaram, de forma detalhada, o planejamento do ciclo formativo. Em seguida, a Professora Alexandra Carneiro, Gerente da CEMUP, apresentou as ementas das formações dos eixos Gestão e PAIC Integral, que discutirão temas importantes, como gestão da escola integral, protagonismo estudantil, inclusão, educação em tempo integral e avaliação.
Além das pautas específicas de cada eixo, os ciclos formativos apresentarão a articulação do Programa PAIC Integral / MAISPAIC com os projetos para educação básica promovidos pelo Ministério da Educação (MEC), tais como o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA), voltado para os Anos Iniciais – 1º a 5º ano, e a Escola das Adolescências, voltado para os Anos Finais – 6º ao 9º ano, reforçando o compromisso nacional, estadual e municipal com a qualificação dos profissionais da educação básica e com a promoção de práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas, alinhadas às necessidades contemporâneas da sociedade.