O Eixo

EIXO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Apresentação

O Eixo dos Anos Finais do Ensino Fundamental, no âmbito do Programa Aprendizagem na Idade Certa, abrange a educação de estudantes do 6º ao 9º ano. Durante essa etapa de aprendizagem, o ensino deve proporcionar aos alunos diferentes formas de pensar, aprender e se desenvolver, favorecendo sua atuação não apenas na compreensão da realidade, mas também em sua intervenção ativa sobre o ambiente natural e social. Ao longo dessa etapa, em fase de transição biológica, psicológica, emocional e cognitiva, os(as) estudantes têm a oportunidade de adquirir e vivenciar valores essenciais para o mundo contemporâneo, como ética, cidadania, pluralidade cultural, respeito ao meio ambiente e relações interpessoais, elementos fundamentais para o exercício pleno da cidadania.

Objetivo Geral

Promover o desenvolvimento integral dos(as) estudantes, garantindo que adquiram as competências e habilidades permitidas para se tornarem cidadãos(ãs) críticos(as), reflexivos(as), independentes(as) e preparados(as) para os desafios do mundo atual .

Objetivos Específicos

  1. Realizar uma formação docente que valorize a reflexão tanto sobre a ação quanto na ação, promovendo o diálogo contínuo entre teoria e prática, e compreendendo o ensino e a aprendizagem como processos dinâmicos e em constante transformação;
  2. Desenvolver habilidades cognitivas, sociais e emocionais, possibilitando que os(as) alunos(as) reflitam criticamente sobre a realidade e atuem de maneira ética, responsável e justa;
  3. Promover a aquisição de conhecimentos em diversas áreas do saber, com ênfase na interdisciplinaridade, para fomentar uma aprendizagem contextualizada, inclusiva e significativa;
  4. Oferecer aos alunos(as) ferramentas para acesso a diferentes fontes de conhecimento, informação e pesquisa, estimulando a autonomia e o pensamento (e ação) crítico;
  5. Proporcionar a continuidade do processo de ensino-aprendizagem, alinhando as estratégias pedagógicas às necessidades individuais e coletivas dos(as) estudantes, de modo a contribuir para superar desafios e facilitar a integração entre as etapas do ensino;
  6. Integrar diferentes recursos pedagógicos, adaptando-os conforme as necessidades bloqueadas no corpo discente, com o intuito de fortalecer as práticas pedagógicas e o aprendizado.

Nesse contexto, foram elaborados e disponibilizados materiais pedagógicos que se sugerem como parte do planejamento das aulas, sempre com a flexibilidade de serem adaptados conforme as especificidades de cada turma. Estes materiais incluem o PAP – Portfólio de Apoio Pedagógico, que foi desenvolvido com base nas habilidades apresentadas no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC), incluindo conteúdo dos seguintes recursos:

    • Estudo em Casa (2020);
    • Aulas do Conexão Seduc (2020);
    • Caderno de Atividades (2021);
    • O Cineteatro Vai à Escola (Temas Transversais – 2020 e 2021);
    • Fortalecendo Aprendizagens (2021 e 2022).
    • Redescobrindo Todo Dia (2022 e 2023).

Além disso, anualmente, são realizados Ciclos de Formação Continuada com temáticas atuais, homologados aos processos de ensino e aprendizagem. Esses ciclos são divididos em quatro módulos, abordando as áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, com o objetivo de compartilhar teorias e metodologias pedagógicas, analisar os resultados de avaliações externas como o Spaece e o Saeb, e promover a troca de experiências de práticas pedagógicas. Desde 2024, as formações nas áreas de Linguagens e Matemática passaram a ser estruturadas em turmas diferenciadas: 6º e 7º anos, e 8º e 9º anos.

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