A Coordenadoria de Cooperação com os Municípios para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa (COPEM) em parceria com Cientista-Chefe e Centro de Educação a Distância (CED), divulga o curso online + Matemática voltado para professores do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental.
Objetivo: Ofertar materiais, formações em serviço e ferramentas de avaliação formativa para a promoção da aprendizagem em Matemática no Ensino Fundamental, considerando os eixos do letramento matemático e do desenvolvimento profissional dos professores nessa etapa de formação escolar.
Objetivos específicos:
● Elaborar, propor, difundir e acompanhar a implementação de percursos formativos em Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, adequados a diferentes grupos de estudantes, definidos a partir de perfis cognitivos, com especificações de sequências curriculares para o planejamento pedagógico e recomendações de repertório e de tarefas nesses percursos.
● Orientar a utilização e produção de materiais de apoio a alunos e professores, na forma de cadernos temáticos, estruturados de modo a subsidiar os percursos curriculares apropriados aos diversos perfis de estudantes e de formação profissional dos docentes.
● Ofertar módulos de formação em serviço de qualificação profissional, via ambientes virtuais de aprendizagem, com ênfase na mobilização de conhecimentos e habilidades profissionais frente a problemas e situações pedagógicas relevantes.
● Ofertar módulos de formação em serviço para promoção do letramento matemático, via ambientes virtuais de aprendizagem, com as seguintes temáticas: a) interpretação pedagógica das evidências das avaliações diagnósticas, formativas e somativas ao longo dos percursos curriculares; b) elaboração e implementação de percursos curriculares, roteiros de uso dos materiais e sequências didáticas nos percursos formativos; c) especificação de conteúdos e tarefas nas sequências didáticas; d) observação, registro e devolutivas sobre resultados de progressão de aprendizagem a partir das tarefas propostas nas sequências; e) produção de materiais (conteúdos, tarefas, entre outros) e mídias e tecnologias (plataformas, apps, jogos, entre outros) de suporte aos percursos formativos.
Público: professores municipais do 8º e 9º ano.
Período: 02 a 20 de outubro
Metodologia:
● O curso se dará com aulas síncronas de 4h e atividades semanais de maneira assíncrona no AVACED;
● As atividades síncronas ocorrerão todas as segundas-feiras,02, 09 e 16 de outubro de 2023, das 18h às 22h.
Conteúdoabordado:
Módulo I
● Quais são os conhecimentos e habilidades em Aritmética essenciais para o letramento matemático?
● Como delimitar os objetivos de aprendizagem em Aritmética esperados nos anos finais do Ensino Fundamental?
● O que são mapas de progressão no ensino-aprendizagem em Matemática Básica?
● Como abordar os conhecimentos e habilidades essenciais em Aritmética?
● Como estruturar percursos formativos em Aritmética no Ensino Fundamental, abrangendo tópicos como sistemas de numeração posicional decimal; propriedades operatórias e algoritmos da adição e da multiplicação; o algoritmo euclidiano da divisão; contextos, significados, modelos e problemas envolvendo operações aritméticas com números naturais; o conceito intuitivo de números racionais: equivalência de frações; números racionais na reta numérica; expansão do sistema posicional decimal e extensão do algoritmo da divisão.
Módulo II
● O que é conhecimento pedagógico-matemático? Quais conhecimentos e habilidades compõem esse conhecimento?
● Como o conhecimento pedagógico-matemático aprimora o trabalho docente e os resultados de aprendizagem?
● Como desenvolver os conhecimentos e habilidades essenciais no conhecimento pedagógico-matemático?
● Como mobilizar o conhecimento pedagógico-matemático em percursos formativos em Geometria e Grandezas & Medidas no Ensino Fundamental, abrangendo temas como movimentos e transformações geométricas; invariantes e simetrias geométricas; objetos e grandezas geométricas (distâncias e ângulos); formas geométricas “elementares” e simétricas (triângulos, quadriláteros, polígonos, círculos); noções de congruência e semelhança; semelhança e proporcionalidade.
Módulo III
● Como distinguir as finalidades diagnóstica, formativa e somativa das avaliações?
● Quais os fundamentos cognitivos e curriculares da avaliação? Quais os critérios de validade pedagógica de um teste?
● Como usar pedagogicamente as evidências e devolutivas de uma avaliação?
● Como elaborar instrumentos de avaliação formativa e utilizar seus resultados e devolutivas?
● Como integrar a avaliação formativa a percursos formativos em Álgebra no Ensino Fundamental, abrangendo o conceito de proporcionalidade; propriedades operatórias de razões e proporções (incluindo “regras de três”); constantes de proporcionalidade e taxas de variação; a noção de variável e relações de proporcionalidade entre (variações de) variáveis; equações lineares; representação geométrica de variáveis no plano cartesiano; representação geométrica de sistemas de equações lineares.
Carga-Horáriadocurso: 140h
Encaminhamentos para a CECOM:
● Definir inscritos até dia 15/09
● Preencher planilha conforme a turma que a crede está
● Cada Crede deverá inscrever 50 professores.
TURMA 1 (250 PROFESSORES) – crede 01 a 05
TURMA 2 (250 PROFESSORES) – crede 06 a 10
TURMA 3 (250 PROFESSORES) – crede 11 a 15
TURMA 4 (250 PROFESSORES) – crede 16 a 20
TURMA 5 (250 PROFESSORES) – FORTALEZA