Medidas de equidade na aprendizagem (SPAECE)

No dia 07 de outubro foi realizado uma reunião com técnicos da CEFAE e da CEMUP, onde o Professor Alípio Pacheco, técnico do eixo de Avaliação Externa do Programa PAIC Integral, fez uma análise das medidas de equidade na aprendizagem (SPAECE). Na ocasião, foi debatido que a heterogeneidade na aprendizagem de crianças e adolescentes, um reflexo das desigualdades sociais existentes, indica que a avaliação de políticas educacionais baseada exclusivamente na proficiência média pode ocultar disparidades profundas. Ficou nítida que a mensuração da equidade torna-se imprescindível para detectar uma possível marginalização de grupos específicos no processo educativo. Na ausência dessa análise, políticas públicas podem inadvertidamente perpetuar desigualdades, privilegiando determinados segmentos em detrimento de populações mais vulneráveis. Em nossa discussão, houve a proposição de examinar métodos de mensuração de desigualdades no ensino-aprendizagem, com vistas a fundamentar estratégias político-pedagógicas embasadas em evidências. Assegurar equidade de oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento consolida-se como princípio fundamental para uma educação de qualidade verdadeiramente inclusiva que ansiamos.

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