
A Coordenadoria de Cooperação com os Municípios para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa (COPEM) em parceria com Cientista-Chefe, divulga o Curso +Matemática: Progressão curricular e cognitiva em conhecimentos matemáticos essenciais, voltado para professores das redes públicas municipais de Ensino Básico e técnicos educacionais lotados em Credes e/ou SMEs, enfocando as seguintes temáticas:
- a promoção de elementos de aprendizagem estruturantes do letramento matemático dos estudantes em sua formação escolar ao longo das etapas da Educação Básica;
- a qualificação profissional dos professores quanto a conhecimentos e habilidades nos domínios da Matemática Básica, com ênfase no conhecimento de Matemática para o ensino e na consolidação do conhecimento especializado do conteúdo matemático.
Objetivo: Ofertar formação em serviço e recursos didáticos para o fortalecimento da formação matemática do(a) professor(a) atuando nos anos finais do Ensino Fundamental, visando a promoção da aprendizagem e considerando os eixos do letramento matemático e do desenvolvimento profissional dos professores nessa etapa de formação escolar.
Objetivos específicos
- Consolidar a formação em conhecimento pedagógico do conteúdo matemático dos professores atuando nos anos finais do Ensino Fundamental, fortalecendo, nesses profissionais, conhecimentos e habilidades centrais para o ensino de Matemática Básica.
- Elaborar, propor, difundir e acompanhar a implementação de percursos formativos em Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, adequados a diferentes grupos de estudantes, definidos a partir de perfis cognitivos, com especificações de sequências curriculares para o planejamento pedagógico e recomendações de repertório e de tarefas nesses percursos.
- Ofertar módulos de formação em serviço de qualificação profissional, via ambientes virtuais de aprendizagem, com ênfase na mobilização de conhecimentos e habilidades profissionais frente a problemas e situações pedagógicas relevantes.
Público: professores municipais do 9º ano.
Período: 24 de março a 09 de junho de 2025
Metodologia:
Esses eixos de formação não serão abordados, em nossa proposta, de modo genérico e abstrato: de fato, a premissa é de que sejam trabalhados no contexto presente da necessidade de definir e garantir as expectativas de aprendizagem em Matemática no Ensino Fundamental, consideradas as já notórias deficiências de letramento matemático reveladas nas avaliações de larga escala.
No que diz respeito à formação profissional, as ações visam contribuir para o desenvolvimento de habilidades previstas na Base Nacional Comum de Formação, relativas ao conhecimento pedagógico do conteúdo e que são indispensáveis para que o professor apoie o estudante no desenvolvimento das competências matemáticas preconizadas no currículo.
Em linhas gerais, as formações são baseadas em problemas e situações frequentes e representativas do cotidiano da instrução em Matemática Básica, envolvendo atividades e habilidades relativas a planejamento curricular; adoção crítica de materiais e metodologias; observação dos estudantes e de suas atitudes e respostas; reconhecimento de erros e limitações conceituais e procedimentais; multiplicidade e flexibilidade nas abordagens a um dado elemento do repertório; formulação e execução de sequências didáticas; elaboração e proposição de tarefas em crescendo de complexidade cognitiva; uso de ferramentas de tecnologia educacional (não necessariamente digitais) adequadas a contextos específicos; entre outros aspectos da prática docente qualificada.
Vários desses temas são apresentados em contextos relativos à estruturação, na memória de longo prazo dos estudantes, dos conhecimentos e habilidades em Matemática Básica, esperados para o ano escolar e a etapa de desenvolvimento cognitivo em que se encontram. Sendo assim, as habilidades docentes trabalhadas na formação devem ser mobilizadas em atividades instrucionais concretas dos cursistas, com seus estudantes, visando atingir os standards de proficiência matemática que forem especificados no início das formações.
- O curso se dará com aulas síncronas de 2h30min e atividades semanais de maneira assíncrona – às segundas-feiras – no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Centro de Excelência em Políticas Educacionais CEnPE/UFC
Conteúdo abordado:
Módulo I. Percursos curriculares de conhecimentos e habilidades estruturais em Aritmética.
1) Primeira etapa do módulo:
- Quais são os conhecimentos e habilidades em Aritmética essenciais para o letramento matemático?
- Como delimitar os objetivos de aprendizagem em Aritmética esperados nos anos finais do Ensino Fundamental?
- O que são mapas de progressão no ensino-aprendizagem em Aritmética?
2) Segunda etapa do módulo:
- Como abordar os conhecimentos e habilidades essenciais em Aritmética?
- Como estruturar percursos formativos em Aritmética no Ensino Fundamental, abrangendo tópicos como o conceito intuitivo de números racionais: equivalência de frações; números racionais na reta numérica; representações geométricas dos números naturais e racionais e das operações entre eles; extensão do sistema de numeração posicional decimal para a representação de números racionais; propriedades operatórias e algoritmos da adição e da multiplicação de números racionais; “continuação” do algoritmo euclidiano da divisão para números racionais em forma decimal; contextos, significados, modelos e problemas envolvendo operações aritméticas com números naturais e racionais; os números racionais em avaliações de larga escala.
Módulo II. Aspectos do conhecimento matemático-pedagógico no ensino de Álgebra.
1) Primeira etapa do módulo:
- O que é conhecimento pedagógico-matemático? Quais conhecimentos e habilidades compõem esse conhecimento?
- Como o conhecimento pedagógico-matemático aprimora o trabalho docente e os resultados de aprendizagem?
2) Segunda etapa do módulo:
- Como desenvolver os conhecimentos e habilidades essenciais no conhecimento pedagógico-matemático?
- Como mobilizar o conhecimento pedagógico-matemático em percursos formativos em Álgebra no Ensino Fundamental, abrangendo temas como a noção de proporcionalidade e suas relações com a comensurabilidade de segmentos de reta; relações de semelhança entre figuras planas, mudanças de escala/homotetias e proporcionalidade; compreensão conceitual das propriedades das operações com razões e proporções; da constante de proporcionalidade à taxa de variação: transição da pré-Álgebra para a Álgebra; modelagem e resolução de problemas envolvendo proporcionalidade; representação gráfica de relações de proporcionalidade entre (variações de) variáveis: alinhamento de pontos no plano cartesiano; expressão algébrica de relações de proporcionalidade em termos de equações lineares em duas variáveis; exemplos geométricos de relação de proporcionalidade e não-proporcionalidade: perímetros, áreas e homotetias.
Módulo III. Modelos de avaliação formativa com tarefas em Aritmética e Álgebra.
1) Primeira etapa do módulo:
- Como distinguir as finalidades diagnóstica, formativa e somativa das avaliações?
- Quais os fundamentos cognitivos e curriculares da avaliação? Quais os critérios de validade pedagógica de um teste?
- Como usar pedagogicamente as evidências e devolutivas de uma avaliação?
2) Segunda etapa do módulo:
- Como elaborar instrumentos de avaliação formativa e utilizar seus resultados e devolutivas?
- Como integrar a avaliação formativa a percursos formativos em Aritmética e Álgebra no Ensino Fundamental, abrangendo os conceitos e procedimentos trabalhados nos módulos I e II.
Carga-Horária do curso: 144h.