Eixo dos Anos Iniciais – 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental

Eixo dos Anos Iniciais – 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental

OBJETIVOS:

  • Consolidar as habilidades de alfabetização em língua materna e em matemática , que são o alicerce da aprendizagem dos anos iniciais, para a construção de saberes mais complexos de cada um dos componentes, numa perspectiva de educação integral.

METAS:

  • Consolidar a alfabetização de 100% das crianças até ao final do 5º ano do ensino fundamental;
  • Desenvolver o letramento matemático que compete aos anos iniciais do ensino fundamental;
  • D esenvolver as práticas de linguagem relativas a textos com nível de complexidade adequados aos anos iniciais do ensino fundamental.

 

AÇÕES:

  • Planejar, organizar e realizar o processo de formação continuada estadual de Língua Portuguesa e de Matemática do Programa PAIC Integral/ MAISPAIC para os anos iniciais – 3º ao 5º ano;
  • Planejar, organizar e realizar o processo de formação continuada prioritária de Língua Portuguesa e de Matemática do Programa PAIC Integral/ MAISPAIC para o 5º ano;
  • Oferecer cooperação técnico-pedagógica aos municípios para a implementação de propostas didáticas externas para o desenvolvimento das habilidades do Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC);
  • Produzir materiais estruturados e materiais de apoio pedagógico para professores e alunos de 3º ao 5º ano dos 184 municípios;
  • Orientar as ações de implementação do material estruturado “Material Educacional do Ceará” de 3º ao 5º ano;
  • Fortalecer o processo de acompanhamento pedagógico do processo de formação continuada dos anos iniciais – 3º ao 5º ano, no âmbito do Programa PAIC Integral/ MAISPAIC, nas CREDEs e nas Secretarias Municipais;
  • Apoiar e acompanhar pedagogicamente as ações voltadas a atender docentes e discentes dos anos iniciais – 3º ao 5º ano dos municípios.

CONSULTORIA 2024/2025:

Profa. Dra. Francisca Geny Lustosa

Pós-Doutora em Educação (PPGE/UERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-FACED/UFC), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro da Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (AIIIIPe). Coordenadora do Grupo Pró-Inclusão: Pesquisa e Estudos sobre Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores/CNPq (site: www.proinclusao.ufc.br; Instagram: @proinclusao_ufc). Consultora do PAIC Integral de Língua Portuguesa 3º aos 5º anos (2024 e 2025). Consultora de Angola (desde 2008). Consultora da UNESCO (2021). Coordenadora de Projetos de Formação de Professores pelo Programa RENAFOR do MEC/SECADI (2024 e 2025). Membro da Comissão de Direitos Humanos da UFC.

Profa. Ma. Cristiane de Oliveira Cavalcante

Mestra em Educação Brasileira (UFC). Especialista em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (UFPI) e Especialista em Gestão e Coordenação Pedagógica (Instituto PROMINAS). Licenciada em Pedagogia (UFC) e Licenciada em Matemática (FAESDO). Professora efetiva do município de Caucaia desde 2017. Atualmente é Coordenadora do Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Caucaia (SME). Consultora do PAIC Integral de Matemática 3º ao 5º ano (2024 e 2025). Professora tutora nas disciplinas do curso de Licenciatura em Pedagogia oferecido na modalidade Semipresencial pela UFC Virtual e do curso de Licenciatura em Matemática pelo IFCE. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Matemática do Ceará (GEPEMAC/IFCE/CNPq).

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