Boletins SPAECE – 2016

Professor, este boletim é para você. Pensado e feito para possibilitar seu uso no cotidiano pedagógico. Nele, você encontra os resultados da sua escola no SPAECE-Alfa 2016. Com esses resultados, você obtém um diagnóstico do desempenho de seus estudantes nos testes de proficiência. A partir disso, potencialidades e fragilidades podem ser identificadas no processo de ensino e aprendizagem, permitindo uma ampla reflexão sobre as práticas pedagógicas.

Inicialmente, apresentamos o SPAECE-Alfa e as informações que o constituem: os dados fornecidos pela avaliação, bem como os dados da realidade escolar, os quais compõem esse grande cenário que é o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará.

A partir de uma análise do panorama do sistema de avaliação, desde sua criação, no ano de 2007, até seu penúltimo ciclo de aplicação, em 2015, apresentamos os dados do programa, dando ênfase aos ganhos experimentados pela rede estadual e redes municipais de ensino no que diz respeito aos resultados.

Em seguida, oferecemos a você um roteiro que pode ajudá-lo a ler e a compreender as informações produzidas pelo SPAECE-Alfa, de modo que você possa utilizá-las para sistematizar estratégias para a melhora do desempenho dos estudantes. Esse roteiro propõe algumas atividades, cujo objetivo é fornecer ferramentas que permitam a interpretação pedagógica dos resultados.
Além dos resultados obtidos nos testes realizados pelos estudantes, você tem acesso a um indicador de qualidade – o Índice de Desempenho Escolar (IDE).

Por fim, apresentamos sugestões para a prática pedagógica, com o objetivo de auxiliá-lo na utilização dos resultados da avaliação, para que ações pedagógicas sejam planejadas e executadas em sua escola. Trata-se de uma sugestão de ação. Seu intuito não é outro senão incentivá-lo a tratar os dados da avaliação como parte do projeto político-pedagógico da escola.
Nosso compromisso é oferecer a você uma visão geral da avaliação externa e dos resultados obtidos por sua escola no SPAECE-Alfa. Esses resultados devem ser amplamente debatidos, com o envolvimento de toda a comunidade escolar. Esperamos que este material atinja esse propósito.

Boletins:

1. BOLETIM DO SISTEMA.
  2. BOLETIM DO GESTOR ESCOLAR.
  3. BOLETIM DO PROFESSOR ALFA.
  4. BOLETIM DO PROFESSOR – LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
  5. BOLETIM DO PROFESSOR – LÍNGUA PORTUGUESA – 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO.
  6. BOLETIM DO PROFESSOR – MATEMÁTICA – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO.

Boa leitura!