SEMINÁRIO MAISPAIC PNAIC 2016

Aconteceu no dia 29 de novembro de 2016, no Centro de Educação a Distância – CED, em Sobral,  o IV SEMINÁRIO ESTADUAL e  I SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DO PNAIC – MAISPAIC – UNDIME , como iniciativa da Universidade Federal do Ceará – UFC, Secretaria da Educação do Ceará – SEDUC e União dos Dirigentes Municipais da Educação – UNDIME/CE.

Participaram deste evento mais de 600 educadores, entre os quais, destacam-se professores alfabetizadores, orientadores de estudo, coordenadores locais/SME, coordenadores regionais/CREDE, supervisores, formadores e consultores da UFC e  do MAISPAIC.

O ponto forte da programação foi o momento das Sessões de Comunicação em que os professores alfabetizadores apresentaram relatos de experiências exitosas de sala de aula. Foram 98 relatos, distribuídos em 15 salas, abordando diferentes temas, como: leitura, literatura infantil, oralidade, escrita e jogos na alfabetização.

A programação contou ainda com duas Mesas Temáticas: pela manhã, uma com foco em “Jogar é Coisa Séria”  e outra, à tarde, com foco em “Mídia, Textos e Canções”. Os temas foram trabalhados por professores da Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Pernambuco, Faculdade Metropolitana da Grande Recife e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC .

A iniciativa deste Seminário contou com o reconhecimento dos participantes que, em suas avaliações, destacaram a importância deste evento para o fortalecimento do processo de ensino e de aprendizagem. Outro destaque foi a organização e a produtividade dos trabalhos desenvolvidos em seus diferente momentos.