Eixo de Educação Infantil realiza 2° Formação de 2014

A 2° Formação de 2014, do Eixo de Educação Infantil, ocorreu entre os dias 9 e 10 de junho, no Centro de Treinamento, em Fortaleza. O primeiro dia (9) abordou o tema “Brincar na Educação Infantil”, o objetivo era refletir sobre a brincadeira como prática pedagógica e a sua importância para a o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança.

A professora Kelly Christina Fechine, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, participou desse momento e falou sobre a imṕortância das Formações para que o professor reflita sua prática em sala de aula e possa, a partir dessa reflexão, verificar onde pode melhorar e obter cada vez mais conhecimentos que o levem ao sucesso em sua profissão. “A formação continuada do professor está diretamente ligada à sua prática e, consequentemente, na educação das crianças. O professor que está em formação contínua tem maior condição de oferecer uma aula de qualidade, que seja realmente significativa para seus alunos, pois está frequentemente refletindo sobre a sua prática e é assim que ele avança”. Afirma Kelly com empolgação.

No segunda dia (10) o tema discutido foi as experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita na Educação Infantil: a inserção das crianças nas práticas sociais de oralidade, leitura e escrita. Os objetivos eram compreender a função da linguagem verbal (oral e escrita) na Educação Infantil; Compreender o papel da professora no planejamento de práticas pedagógicas; Compreender a importância de planejar experiências de expressão por meio de diferentes linguagens.

Em relação a forma que a Educação Infantil vem se desenvolvendo, a professora Kelly Christina Fechine, afirma que acredita ser um caminho bem longo a se trilhar, mas que a Educação Infantil é a base para todo o processo e vida escolar da criança. “Uma Educação Infantil bem vivida, leva a criança a trilhar um caminho de vitórias no decorrer de todos os níveis escolares a que percorrer. Acredito que muito já se avançou, mas muito ainda temos que caminhar para que a Educação Infantil seja reconhecida e priorizada da forma que merece”.

Kelly Christina Fechine de Sousa Araújo

professora da Prefeitura Municipal de Fortaleza,