O 14º Fórum da UNDIME-CE teve abertura realizada pela Professora Izolda Cela, que falou sobre questões importantes que mobiliza a Secretaria de Educação, conhecimento de projetos e programas do FNDE, e destacou a necessidade de conseguir um número maior de centros de educação infantil no Ceará.
Falou da importância da parceria com a UNDIME, de como o PAIC vem se desenvolvendo, das mudanças ocorridas na prova do 2º ano, onde agora ao invés do professor ler a prova para o aluno, este que passa a ler e interpretar sozinho sua prova, estimulando assim o desenvolvimento e interpretação da leitura.
Relatou a importância dos estudos no primário, relações, objetivos alcançados, metas, e dos desafios que virão, mas enfatizando que se houver trabalho em equipe e integração daqueles que o constroem, o resultado será cada vez melhor.
Mostrou o resultado do Ceará dentro do relatório do programa TODOS PELA EDUCAÇÃO, onde foi o segundo estado com 15 municípios a cumprir todas as metas, saindo na revista VEJA.
E encerra falando sobre o Seminário que acontecerá dias 22 e 23 de abril, tendo como discussão as demandas da educação no campo, indígena e quilombola.
A Professora Lucidalva fez uma apresentação em seguida, falando sobre a história do programa PAIC até chegar ao PNAIC, e da importância do trabalho em equipe pelas pessoas integradas no projeto, do trabalho de todos para garantir a educação das crianças na idade certa.
Ela destaca o direito que toda criança tem de aprender a ler na idade certa, e que apesar de o estado se responsabilizar pelo ensino médio nas escolas, é necessário começar pela alfabetização do ensino infantil e fundamental, porque sem alfabetização todo o resto do ensino é prejudicado.
Agradeceu ao empenho de todos que trabalham na realização do PAIC, os Eixos, Parceiros, o apoio do Ministério e resume o PAIC como: “Uma rede colaborativa, de aprendizagem das crianças, onde nós ensinamos e aprendemos novos ensinamentos para que a gente se fortaleça.”
O PAIC teve espaço nos standes do fórum para expor suas publicações e o software do programa Luz do Saber Infantil, que disponibilizou um técnico para quem quisesse ajuda para utilizar o programa.