PAIC participa do 14º Fórum da UNDIME-CE

O 14º Fórum da UNDIME será realizado nos dias 11 e 12 de abril de 2013, noHotel Iate Plaza – situado na Av. Beira Mar, 4753 – Bairro Mucuripe – Fortaleza-CE, no horário das 8h às 17h.

O PAIC terá a participação da Profa Lucidalva Bacelar, Coordenadora de Cooperação com os Municípios – COPEM, que falará das ações do PNAIC e PAIC, no dia 11 às 9h30.

Ainda abordará outras formas de cooperação e apoio aos municípios.

O PAIC terá um stande expondo seus resultados e suas publicações, assim como o software Luz do saber.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC
Profa Lucidalva Bacelar, Coordenadora de Cooperação com os Municípios – COPEM, falará das ações de alinhamento do PNAIC e PAIC.
Ainda abordará outras formas de cooperação e apoio aos municípios.

GESTÃO EDUCACIONAL: ÉTICA E COMPETÊNCIA
Profa Terezinha Rios, Mestra em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP e professora da PUC/SP, autora de vários livros, pesquisadora, vai estimular a discussão sobre o cruzamento do saber, dever, poder e querer na prática dos educadores e de outros profissionais em nossa sociedade (tema relevante para abordagem nas conferências municipais).

REGIME DE COLABORAÇÃO E RESPONSABILIDADE DA ESFERA MUNICIPAL COM EDUCAÇÃO
Profa Tereza Perez, Diretora executiva da Comunidade Educativa CEDAC, Articulista no livro Regime de colaboração e associativismo territorial – ADE, Coordenação do material  Trilhas, Coordenação do livro: chão e paredes também educam: um livro para diretores, Coordenação do PCN: Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN para o ensino fundamental.

PROGRAMA TRILHAS
O Projeto TRILHAS é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Instituto Natura.
Tem como foco apoiar o trabalho docente no campo da leitura e escrita com objetivo de inserir as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental no universo letrado.
Conta com uma Rede de Ancoragem que apoia a implementação do conjunto de material do TRILHAS nas salas de aula, incentivando o bom uso por meio de um processo de formação continuada.
O TRILHAS envolve 3.300 municípios, beneficiando aproximadamente 72 mil escolas, 140 mil professores e mais de 3 milhões de crianças brasileiras.
Esta iniciativa só é possível graças às Consultoras e Consultores Natura que vendem, sem obter lucro, os produtos da Linha Natura Crer para Ver. Os recursos arrecadados viabilizam o apoio e o desenvolvimento, via Instituto Natura, de iniciativas voltadas para melhoria da qualidade da Educação Pública do Brasil.

CONVIVA EDUCAÇÃO
Ambiente virtual que oferece recursos  ao Dirigente Municipal de Educação para realizar sua gestão com maior eficiência.  Congrega um conjunto de dados, informações e ferramentas fundamentais, antes dispersas em diferentes locais, possibilitando uma otimização de processos, de tempo e maior clareza na definição da necessidade  do município ou escola em utilizar estas informações.
O ambiente também funcionará como fórum, oferecendo para os gestores e demais usuários  a possibilidade de estreitar relações e promover  troca de experiências exitosas, além de compartilhar vivências.
O Conviva Educação já é um sucesso! Com menos de 2 semanas de vida conta com mais de 450 municípios e 550 usuários cadastrados.
O acesso é feito pelo www.convivaeducacao.org.br e é voltado para todos os Dirigentes Municipais de Educação.

AS AÇÕES DO FNDE/MEC PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.
Júlio Viana e  Aloma Marques – Coordenadores do MEC/FNDE, apresentarão as seguintes propostas:  •Fortalecimento das ações de assistência técnica por meio da educação corporativa e da gestão do conhecimento da autarquia; adoção de tecnologias e estratégias de comunicação para facilitar e ampliar a comunicação do FNDE com toda a sociedade; a oferta de soluções em educação corporativa para as políticas públicas. e o estabelecimento de parcerias estratégicas.

ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE – MEC / SASE / DICOPE
Profa Ronara de Alcântara, Diretora de Cooperação e Planos Municipais – DICOPE – SASE – MEC, Mapeamento do Plano Estadual e os  Planos Municipais, elaborados em consonância com o PNE 2001-2010, a partir das informações constantes no PAR 2011-2014; Orientação aos municípios para elaboração ou adequação dos seus PMEs.

FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO: Conferências Municipais – CONAE 2014
Prof Nonato Nogueira, Coordenador do FEE, esclarecimentos e informações  sobre as Conferências Municipais que deverão ser realizadas até maio.

NEUROEDUCAÇÃO E MEDICINA COMPORTAMENTAL – DESPERTE SEUS POTENCIAIS HUMANOS Sr. Mauro Rinaldi –  Neurocientista comportamental vem mostrar o quão é poderosa  a nossa mente, e como podemos revelar a pessoa maravilhosa e competente que existe dentro nós, e que o poder da felicidade e do sucesso está em nossas mãos ou melhor, em nossos pensamentos.
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.