OBJETIVO GERAL DO EIXO DA GESTÃO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
Promover o fortalecimento institucional dos sistemas municipais de ensino, envolvendo assessoria técnica para a estruturação de modelo de gestão focado no resultado da aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO EIXO DA GESTÃO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
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Promover o assessoramento técnico às equipes de gestão do PAIC nas Coordenadorias Regionais
de Desenvolvimento da Educação (CREDE) e nas Secretarias Municipais da Educação (SME).
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Coordenar e monitorar o acompanhamento das ações de gestão do PAIC.
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Construir e difundir uma cultura de gestão de sistema e de gestão escolar, voltada para a aprendizagem dos alunos.
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Fortalecer o gerenciamento dos sistemas municipais de ensino, a partir da formação das suas equipes técnicas.
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Estabelecer indicadores de eficiência de gestão de sistema e indicadores de eficiência de gestão escolar, para permitir aos municípios e escolas o estabelecimento das suas metas.
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Disponibilizar aos municípios alternativas de procedimentos de escolha de gestores escolares baseados fundamentalmente no mérito e vinculados à carreira.
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Construir critérios para o estabelecimento de politicas de valorização do magistério, com ênfase no desempenho docente e na aprendizagem dos alunos.
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Realizar a formação gerencial das equipes técnicas das Secretarias Municipais de Educação (SME), estabelecendo indicadores de eficiência de gestão de sistema e de gestão escolar.
METAS
As ações de apoio à gestão municipal da educação têm como base um conjunto de metas, abaixo relacionadas, definidas a partir do Protocolo de Intenções assinado pelo e governador e prefeitos que tem como objetivo a conjugação de esforços para o desenvolvimento do PAIC
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Elevação do IDEB para 6,0 nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
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Atendimento de 100 das crianças de 6 a 14 anos de idade.
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Redução do abandono e da evasão escolar para 0% nos anos iniciais do ensino Fundamental.
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Redução do abandono e da evasão escolar para 0% nos anos finais do ensino Fundamental.
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Correção do Fluxo escolar.
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Nucleação das escolas.
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Cumprimento de 100% dos 200 dias letivos.
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Fortalecimento da autonomia das escolas.
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Definição de políticas de acompanhamento às escolas da rede municipal.
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Definição de critérios técnicos para o processo de seleção de gestores escolares priorizando o mérito.
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Revisão dos Planos de cargo, carreira e remuneração do magistério municipal, contemplando o piso salarial, a carga horária e incentivos para a função docente, priorizando o professor alfabetizador de criança a partir de critério de desempenhoPolítica de formação de professores continuada e em serviço.
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Definição de critérios para contratação de professores focados no mérito.
AÇÕES DO EIXO DE GESTÃO/2012
- Realizações de encontros formativos com Secretários Municipais de Educação, Supervisores dos Núcleos Regionais de Cooperação com os Municípios – NRCOM, Gerentes Regionais e Municipais do PAIC+
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Aquisição e distribuição de materiais de ensino e aprendizagem destinados ao processo de alfabetização no âmbito do PAIC+ para alunos e professores do 2º ano do ensino fundamental
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Impressão e distribuição de material de alfabetização para alunos e professores do 1º ano do ensino fundamental
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Coordenação do Prêmio Escola Nota Dez 2011-2012
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Cooperação técnica entre SEDUC/FUNCAP
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Fortalecimento dos processos de Gestão com ênfase para as seguintes ações: Nucleação de escolas; Seleção de Gestores Escolares; Revisão de Planos de Cargo, Carreira e Remuneração do Magistério Municipal Acompanhamento às escolas; Incentivo e apoio à participação das famílias no processo de aprendizagem dos alunos; Aperfeiçoamento do SAAP (preenchimento dos dados e utilização pedagógica)
Gerentes do PAIC – Atribuições de Perfis
Roteiro Integrado de Acompanhamento dos Municípios pela COPEM
Políticas de Indução à Melhoria dos Indicadores Educacionais
Pautas de Formações realizadas pela Seduc com os gerentes regionais do Paic no Eixo Gestão: 2008, 2009, 2010, 2011.